terça-feira, 15 de agosto de 2017

PÃO FRANCÊS (ou o mais próximo que já cheguei dele kk)

Eu sempre escutei que pão francês não pode ser feito em forno caseiro e por isso sempre passei longe das receitas que encontrava, mas dessa vez olhando o vídeo me pareceu que ia dar certo e eu resolvi experimentar. Claro que os meus não ficaram  iguais os vendidos na padaria, mas o sabor ficou bem próximo. Vou tentar outra vez p/ver se ficam mais bonitinhos.

Eu nem ia postar a receita, mas os pães ficaram tão gostosinhos que eu decidi postar p/que caso vcs queiram tentar, possam ver o vídeo onde peguei a receita. Se vcs olharem o vídeo vão ver que os pães ficaram  bem bonitinhos e iguais aos da padaria, então eu acho que vale a pena dar uma olhadinha. Mais embaixo eu deixo as dicas que eu acho do pq dos meus não terem ficado tão bonitinhos...

TÁ BOM, MEUS PÃES NÃO FICARAM BONITINHOS, MAS QUANDO VCS OLHAREM A FOTO DE UM QUENTINHO COM MANTEIGA, AH, AÍ GARANTO QUE VCS VÃO FICAR COM ÁGUA NA BOCA ... 
kkkk

Fonte da receita:

Receita do Adilson (a xícara que ele usa, acho que é de 150ml):
1/2 kg de farinha de trigo
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sobremesa de sal
2 colheres de sopa de fermento seco (+- 2 sachês)
1 colher de sopa de banha ou margarina (usei margarina)
1 colher de sopa bem cheia de melhorador de farinha (pode fazer sem, eu n/usei)
1 xícara de chá de água 

Ele colocou todos os ingredientes na sequência n/tigela, procurando colocar a água sobre o fermento. Misturou só sacudindo a tigela e deixou descansar por +- 1 minuto, aí sim começou a misturar com as mãos trabalhando bem a massa. Ele precisou de colocar bem aos poucos + 1 xícara de chá de água (no total ele usou 2 xícaras), mas isso vai depender da farinha usada. A massa ainda ficou um pouco grudenta, mas ele não usou mais farinha p/não endurecer o pão.  Deixou descansar por +- 1 hora, ou até dobrar de volume (com a tigela coberta)...

Dica minha:
Como no RJ estava muito quente, a minha massa dobrou de volume em menos tempo



Depois do descanso ele sovou bem a massa n/superfície enfarinhada, formou um rolo grosso, cortou em pedaços iguais, boleou  e deu uma achatadinha. Depois abriu cada pedaço c/as mãos mesmo e enrolou deixando a emenda p/baixo. Colocou n/tabuleiro untado e enfarinhado deixando um espaço c/ +- 3 dedos de distância entre eles  pq os pães crescem bem. Deixou os pães crescerem cobertos por +- 2 horas  (os meus cresceram bastante em bem menos tempo)...
Com um estilete ou uma gilete (bem afiados) ele fez um corte (profundo) no centro dos pães, mas muito levemente  sem forçar a mão p/os pães não murcharem. Levou ao forno preaquecido 250º por +- 25 minutos...






E A Í, FICARAM OU NÃO COM ÁGUA NA BOCA OLHANDO P/ESSA FOTO? kkkkk






MINHAS DICAS e modo:
1- Usei xícara de 240ml  e não precisei de 2 xícaras de água como ele, mas depois revendo o vídeo, vi que a xícara que ele usa parece a caneca de 150ml

2- Minha massa cresceu muito com menos de 1 hora de descanso 

3- Depois de modelados eles cresceram dobrando de volume em bem menos de 2 horas como na receita

4- Usei p/dar os cortes um estilete não muito afiado e com isso forcei mais a mão dando uma abaixadinha nos pães

5- Deixei pouco espaço entre os pães e eles grudaram

6- A assadeira com água no piso do forno, deixou os pães bem crocantes, que eu antes nem acreditei que fossem ficar



MEUS PÃES FICARAM COM GOSTO DE PÃO FRANCÊS MESMO, SÓ NÃO CRESCERAM MUITO NO FORNO POR CAUSA DA ABAIXADINHA COM O CORTE DO ESTILETE 


aqui mostrando que mesmo c/a massa ainda grudenta deu p/modelar bem na superfície enfarinhada







aqui mostrando como abaixaram depois dos cortes














TUDO BEM que não ficaram bonitinhos, muito menos com cara de pão francês de padaria, mas ficaram tão gostosinhos!  

26 comentários:

Islene Teles disse...

Boa tarde!!Teus pães estão lindos "sim senhora!!"
Na padaria os fornos liberam vapor. Vi uma vez que é legal assar os pão com uma vasilha com água no forno. Nunca testei. De qqr forma, os teus estão um primor. Beijo vizinha carioca


Islene Teles disse...

Os pães kkkk

Rosinha Benvenga disse...

oi boa tarde pode reservar um que já estou indo buscar rsrsrs bjs Rosinha

Silvania Alves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Silvania Alves disse...

Minha mãe faz com água gelada, assim como é feito na padaria, mas tem quer ser bem gelada mesmo pode colocar gelo na agua pra ficar bem gelada. Outro segredo é sovar bem a massa, quanto mais sovar melhor. Por causa da água gelada o pãozinho fica super crocante. O sabor e a aparencia fica muito parecido com o da padaria! Eu amo! Testa você vai amar! Seus pãozinhos estão lindos! Beijão
http://encantosdasil.com/

Silvania Alves disse...

Ah! Uma dica para os pães não mucharem quando fazer o corte(acontecia também com a gente) e corta depois de modelados, antes de crescerem! Beijos

Maria Luiza disse...

Dinha, achei que ficaram incríveis e muto bonitos. Se o gosto é idêntico, valeu, continue porque eu continuo passando longe de quaisquer receita que é de padaria! Parabéns pelo desafio enfrentado! Beijos!

Silvania Alves disse...

Oi vim responder sua pergunta. Praticamente quase a mesma! Para 1kilo ela adiciona 2 sachês de fermento seco, e em ves de banha ou margarina ela acrescenta 4 colheres de óleo. A agua não tem uma medida certa e só acrescentando aos poucos por ultimo e sovar Beijos

Lia e Vi disse...

Oi Dinha, fazer pão francês em forno convencional é difícil mesmo, portanto, se não ficaram igualzinho, não fique chateada.
Eu achei que esta otimo, acho que comeria uns três bem quentinhos com manteiga, (risos).
Que sua semana seja iluminada,beijos, Vi

Andréa Santana disse...

Hello, querida Dinha!
Fazer pão francês em casa não é fácil, mas os teus estão quase perfeitos, eu xonei, parabéns!
Obrigada, por compartilhar conosco!

Beijinhos no seu ♥

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Oi Dinha
Hummmm,também adoro fazer e comer um pãozinho.O seu amiga,ficou com todo aspecto de pão francês.Cresceram muito e ficaram fofinhos.Claro que vai para a lista.
Beijos

Unknown disse...

O que conta é o sabor, nem sempre o aspecto dita a qualidade. Goste imenso dos teus pãezinhos. Já tinha saudades de ver as tuas delicias. beijinhos

https://saboresdoninho.blogspot.pt/

Nal Pontes disse...

Muito bom eu comeria um montão. Amo pão e caseiro então. Mais gostoso.ainda. bjs querida

Prata da casa disse...

Olá amiga: eu acho que ficaram lindos!!! Adorei o pãozinho aberto. Dá para ver que o miolo ficou bem fofinho. Quentinho e com manteiga, já roubava uns dois ou três.
Bjn
Márcia

Luli Ap. disse...

Olá Dinhaaaaaa
Uaaaaau pão francês caseiro!!!!
Ficou muito amorzinho, maravilindoooo.
Pois eu achei a cara do feito na padaria, como assim não ficou bonito??
Divou! Vc diz isso porque não conhece o pão da padaria aqui, pra começar ele não tem forma definida, um dia é redondo, no outro oval, já saiu retangular.
Enquanto proseamos trago café pra ti ☕☕
Eu vou levar dois quentinhos com manteiga derretendo yuuuummms!
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

As Receitas da Mãe Galinha disse...

Dinha essa sua receita caiu do céu! Estou esta semana em casa com os meus filhotes e estava procurando um pão assim para fazer!! Vou fazer hoje ou amanhã!!
Beijinho
http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

Cristina Barbas disse...

Oi, Dinha!

Eu achei que ficaram lindos! E tenho certeza que deliciosos!!!
Estou até sentindo o cheirinho de pão na cozinha... Hummm!!!

Abraços, Cris

A Paixão da Isa disse...

Para mim ficaram 5* adoro pao e esse com aberto deu agua na boca hummm bjs

sadhia disse...

amiga querida este pão esta divino bjkokas

BLOGZOOM disse...


Eu sou louca por paozinho quente! Caseiro então!...

Vane M. disse...

Oi, Dinha, quase senti o cherinho daqui, kkkkkk! Que delícia pão quentinho, ainda mais francês! Achei o máximo a dica da assadeira com água, quem diria, hein? Já salvei no Pinterest! Abraços!

Blog Donna Gatta disse...

Você arrasa nos pães em Dinha? Deus fomeeeeeeee
Beijos

Jéssica disse...

Você mandou muito bem Dinha! Cheirinho de pão quentinho é bom demais! =)
Ainda não me arrisquei nessa aventura de pão francês, mas você arrasou!
Grande beijo

Oslaine disse...

Bom dia amiga,
Nossa... Dinha, pão francês ainda não arrisquei fazer, gostei da receita, parece fácil. O mais importante é o sabor e certamente ficou delicioso!
Bjs

Quanta Gordice disse...

Ficou muito bom tenho certeza e esta lindo, se não cresceu por dentro ficou macio e com gosto isso que é bom. Boa semana
Bjs

Maria Glória disse...

Parabéns Dinha, é um pão que imagino não ser nada fácil de fazer.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...