sexta-feira, 4 de agosto de 2017

FEIJÃO COM SALGADOS p/sobrar e depois virar bolinhos de feijoada deliciosos, e farofa com talos de brócolis

Eu já postei uma receita de feijão com salgados, receita (AQUI). Aqui no RJ chamamos de feijoada manca o feijão sem o pezinho, orelha e outros ingredientes da feijoada tradicional.  Dessa vez só usei carne seca, lombo, costelinha e linguiça PAIO, mas posso garantir que o feijão ficou delicioso.

Modo:
P/o feijão:
Deixei o feijão (1/2kg) de molho por 2 horas...
Salgados a gosto (dessalgados)
1 folha de louro
1 dente de alho
1/2 cebola média picada
Coloquei o feijão com os salgados (já todos dessalgados, menos o paio que foi só aferventado) n/panela de pressão com 1 folha de louro, o alho, a cebola e água suficiente para o cozimento. Deixei por +- 30 minutos em fogo baixo depois da panela chiar. Desliguei o fogo, retirei a pressão e reservei...
Dica:
O tempo de cozimento vai depender da qualidade do feijão 


P/o refogado:
Coloquei n/frigideira 1 colher de sopa de óleo e 1/2 cebola picada, refoguei bem até a cebola ficar quase dourada, juntei o alho e deixei terminar de dourar. Acrescentei esse refogado ao feijão já cozido e reservado, acertei o sal e deixei em fogo baixo por mais ou menos uns 10 minutos p/o feijão pegar o gostinho do tempero.


P/a farofa:
Quando eu compro brócolis japonês, uso os talos refogados em fritadas, farofas e mais o que vier na cabeça kkk
Modo:
Cortei talos de brócolis (quantidade a gosto) em rodelas bem fininhas...
Coloquei n/panela 2 colheres de sopa de manteiga (usei a MOCOCA) com 1/2 colher de sopa de azeite (o azeite é p/não deixar a manteiga queimar) e os talos do brócolis, deixei fritar levemente e juntei 1 dente de alho deixando dourar também levemente. Acrescentei 1 ovo inteiro, tampei a panela deixando em fogo baixo até o ovo ficar n/ponto de "quase" durinho. Nesse ponto quebrei o ovo com uma colher de pau (deixar o ovo em pedaços) e acrescentei a farinha de mandioca,  temperei com o sal, misturei muito bem deixando a farinha ficar cozidinha  e n/ponto desejado. Eu gosto da farofa bem úmida e quando é preciso acrescento mais um pouco de manteiga p/ficar nesse ponto (úmida). 


P/a couve:
Dourei 1 dente de alho n/fio de óleo, acrescentei a couve já bem fatiadinha e refoguei rapidamente em fogo alto. Coloquei o sal misturei bem e retirei do fogo (coloco o sal depois da couve refogada p/não criar líquido)


P/o aipim:
Aipim cozido em água e sal e depois salteado na manteiga (usei a manteiga MOCOCA) 



Molho:
Esse molho minha avó sempre preparava p/acompanhar a feijoada...
Refoguei 1 cebola pequena fatiada n/fio de óleo até murchar, mas sem deixar dourar. Acrescentei 1 dente de alho deixando dourar levemente. Acrescentei caldo do feijão (só o caldo), um pouquinho de água, vinagre e  molho de pimenta (quantidade a gosto), acertei o sal e servi à parte.







De vez em quando a gente pode saborear um prato desse sem culpa nenhuma!

Hummmm!

18 comentários:

Os olhares da Gracinha! disse...

Sem culpa nenhuma e saborosíssimo!!! Bj

Islene Teles disse...

Dinha,
Vcs cariocas fazem um feijão como ninguém. Marido é de Madureira e a mãe dele fazia um feijão pra ninguém botar defeito. Amei tua sugestão. sempre arrasa, amiga. Beijo e ótimo fim de semana. Bjo

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Amiga com esse friozinho,olhando para essas delícias já fiquei com fome de novo.Adoro feijão desse jeito,e os acompanhamentos tudo de bom.Quando virar bolinho então,hummmmm.
Beijos,ótimo final de semana!

Andréa Santana disse...

Dinha minha querida!
Estou aqui aguando com esse banquete, um feijão bem feito nem precisa de acompanhamento. Tudo perfeito, adoro suas sugestões!

Beijinhos, abençoado final de semana ♥

sadhia disse...

quantas delicias minha amiga gostei demais bjokas

Prata da casa disse...

Querida Dinha: eu adoro uma boa feijoada. Gosto também imenso da feijoada à brasileira, como chamamos aqui, e que é com a farofa e a couve. Tão bom!! Gostei imenso do molho que a tua avó fazia. Vou anotar a receita para a poder experimentar.
Bjn
Márcia

Gracita disse...

Eu amoooooo
Adoro feijoada e com estes acompanhamentos ainda mais minha amiga
A boca encheu de água só de olhar
Delíciaaaaaaaaaaaaaaaaa
Beijos

Cristina disse...

Olá, adorei seu blog e estou seguindo.
Tenho dois sobre culinária e receitas
Super beijo
Blog Cozinha Sem Nome
Blog Temos Muitas Receitas

Luli Ap. disse...

Oieeeeeee Dinhaaaaaaaa
Yuuuuuuuummmmssss com esse frio que está fazendo aqui eu dou de cara com essa receita tudo de bom, de ótimo e de excelente, essa farofa que da água na boca e esse molho, vou te contar: esse molho faz a minha cabeça pirar e eu não tinha a menooooor ideia de como é feito.
Quando vou na padaria e compro feijoada marmitex eu levo um copinho desses com tampa e peço para colocarem molho no copinho que é para eu me jogar!!!! E eu me jogo, como de colherada <3
Agora vou fazer em casa!!!!!!!
\0/\0/ dancinha e musiquinha da felicidade \0/\0/
Pra comer sem culpa :)
Ó eu to chegando, prepara meu pratinho e vamos prosear :)
Excelente fds pra ti e todos aí
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede


BLOGZOOM disse...

Adoro feijoada!
Feijão de todos os sabores.
E agora....
O bolinho!

Camponesa Literária disse...

Oi Dinhaaa bom dia amiga. Eu não sabia o que fazer com talos de brócolis, jogava tudo fora, agora eu já sei, adoro feijoada, todo mês eu faço, mas bolinho nunca comi, deve ser tudo de bom, já quero experimentar. Bjus e uma sábado abençoado, adorei o cardápio de hoje.

Unknown disse...

Uma mesa completa, adorei cada prato. Sempre com excelentes receitas. beijinhos e bom fim de semana

https://saboresdoninho.blogspot.pt/

lian disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Existe Sempre Um Lugar disse...

Olá, cozinhar requer criatividade, é o seu caso, cria sabores agradáveis, a receita é perfeita.
Feliz semana,
AG

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Hummm mas que bom aspecto e nada melhor que aproveitar as sobras.
Um abraço e bom Domingo.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

PROFESSORA LOURDES DUARTE disse...

Olá amiga, como sempre, mais uma postagem interessante,comidas saudáveis para uma vida com energia e bem alimentada. Parabéns querida Dinha.

Abraços, tenha um final de tarde feliz com uma noite abençoada e que seu amanhecer seja com muitas energias boas para que reinicie uma semana com saúde e força para seguir sua caminhada feliz. Abraços, fica na paz de Deus.
Lourdes Duarte.

az disse...

Oi Dinhaaa!
Que delicia de receita, adoro brócolis!
Vou sempre em um rodizio de pizza e a minha preferida é de brócolis.


beijinhoos

Maria Glória disse...

Até salivei com esta feijoada, que é uma ótima pedida para este friozinho. Também uso os talos de brócolis para fazer farofa, adoramos aqui em casa, bem al dente, Dinha.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...