sexta-feira, 25 de agosto de 2017

COUVE FLOR GRATINADA c/molho de creme de leite e coxas de frango assadas, de quebra uma sobremesa simples, mas gostosa e em detalhes como eu uso o saco p/assar o frango

Eu sou muito fã de couve flor e agora ela tem estado tão bonita que eu não resisto e vou comprando, o jeito então é improvisar nas receitas e fazer ótimos acompanhamentos com ela. Hummm, te conto que ela preparada desse jeito ficou deliciosa heim!
E você também é fã de couve flor?

Receita:
Buquês de couve flor polvilhados com sal e cozidos no vapor
Molho:
Dourei 1 dente de alho n/fio de azeite, acrescentei 1 cebola pequena fatiada, temperei c/sal e deixei em fogo baixo até dar uma murchadinha (o sal ajuda a desidratar e a murchar sem dourar). Acrescentei pimentões verde e amarelo (n/tinha o vermelho que eu adoro) e refoguei até também dar uma leve murchada. Acrescentei creme de leite (usei um pouco + de 1/2 caixa) e +- 3 colheres de sopa de água. Temperei com sal, pimenta do reino e coloquei esse molho sobre os buquês reservados. Cobri com muçarela ralada, decorei com torresminhos e levei ao forno somente p/gratinar.
Dica:
O creme de leite que usei era bem consistente e eu coloquei água no molho só p/deixar um pouquinho mais ralo. Caso use um creme menos consistente talvez nem precise da água. Isso também fica a gosto de quem prepara

P/as coxas:
1 kg de coxas
Temperei com alho, sal, louro, molho de pimenta, shoyu, cominho, colorau, salsinha desidratada, 2 colheres de sopa de cachaça e vinagre. Deixei descansando na geladeira de um dia p/outro...
No dia seguinte coloquei as coxas dentro de um saco ASSARÁPIDO (com a marinada) e levei ao forno preaquecido 200º por +- 1 hora...Depois de 1 hora, abri o saco (cortando, explico o modo mais abaixo), juntei as batatinhas já previamente cozidas bem al'dente em água e sal, com as cascas e cortadas em metades (cortei em metades antes de cozinhar p/que elas pegassem bem o sal). Coloquei colheradas de manteiga sobre as coxas e voltei com elas ao forno p/dourarem...
Quando começaram a dourar, retirei a marinada da assadeira reservando +- 1/4 de xícara e voltei novamente com elas p/o forno aumentado então p/220º...
Quando as coxas já estavam douradas, retirei as batatinhas e reservei.  Virei as coxas de lado, deixando dourar o outro lado também. Retirei do forno e passei p/uma travessa de servir junto com as batatinhas reservadas

P/a farofa:
Com o saco ainda na assadeira, juntei 2 colheres de sopa da marinada reservada e 2 colheres de sopa de manteiga mexendo bem, mas com cuidado p/não rasgar o saco e fui acrescentando farinha de mandioca p/aproveitar toda a crosta formada, temperei com sal e continuei mexendo até chegar no ponto desejado (eu gosto da farofa úmida)

Acompanhou:
Arroz branco, saladinha de alface com cenoura em rodelas, azeitonas e ovo cozido, e também umas torradinhas de alho

P/as bananas:
Com o creme de leite que sobrou, 2 bananas e uma laranja em calda que ainda tinha na geladeira, preparei essa sobremesa que ficou bem gostosinha...
2 bananas (prata) cortadas ao meio (largura) e depois ao meio (comprimento).
2 rodelas de laranja em calda  que uso p/decorar bolo ou alguma sobremesa mesmo (vou deixar o link abaixo)
- um  pouco da caixa do creme de leite que sobrou da couve flor
Coloquei as fatias das bananas n/tigelinha,  cobri com o creme de leite, sobre o creme um pouco da calda da laranja, tampei e levei ao forno até ficarem macias, mas sem desmancharem. Retirei do forno, decorei com as rodelas de laranja e + um pouquinho da calda.
DICA:
1- Antes de levar ao forno eu tinha colocado as fatias de laranja, mas como achei que poderiam ficar ressecadas resolvi usar só p/decorar
2- Coloquei a tigelinha dentro de uma assadeira e na parte + baixa do forno 
3- Eu usei o forno pq já estava ligado, mas sabendo usar o tempo no microondas deve dar o mesmo resultado

LINK da laranja em calda (xarope de laranja):
https://piteisdadinha.blogspot.com.br/2017/02/xarope-de-laranja-igual-o-do-limao.html


MODO:
P/COUVE:


...antes de ir ao forno


            depois de gratinada...




P/AS COXAS:


...coloco no saco junto com a marinada, lacro c/a presilha que vem na embalagem, faço um furo c/a ponta de uma faca (instruções da embalagem) e levo ao forno

                 aqui já dourando...

MEU MODO:
...com uma tesoura abro com cuidado (por causa do vapor) o saco, deixando tipo uma barca p/poder dourar o frango, coloco manteiga sobre as coxas p/ajudar a n/ressecar e junto as batatinhas
           
   

...aqui já sem as batatinhas e voltando p/o forno p/terminarem de dourar
Nas fotos elas n/aparecem bem douradinhas, mas ficaram super douradinhas
...aqui p/quem não conhece o saco que uso



P/FAROFA:

...aqui coloquei um pouco da marinada reservada e a manteiga


    aqui já com a farinha de mandioca...




...farofinha pronta

mostrando que quase não suja a assadeira usando o saco, ela fica ainda mais limpinha, mas dessa vez quando retirei a marinada deixei respingar um pouco...



P/SALADA:


...aqui a saladinha que não pode faltar

aqui tudo pronto e delicioso...





P/BANANA:

...aqui  como eu já disse acima, coloquei a laranja antes de ir ao forno, mas retirei com medo de ressecar. Coloquei a vasilha dentro de uma assadeirinha

            aqui saindo do forno...
         


...aqui prontinha c/a calda e decorada com a laranja


        aqui pronta /o avanço... kkk


22 comentários:

Islene Teles disse...

OI, amiga!!
Sou fã, da couve flor tbm. Amei teu jeitinho de fazer. Tá td muito bom. O franguinho que leva cachaça e vinagre dentre os outros temperos além de ficar saboroso, não deixa aquele cheiro forte no frango que por mais que lavemos ainda fica, né? Beijo grande

FILOSOFANDO NA VIDA disse...

Querida Dinha, amo couve flor e essa sua receita deve está delicioso!Parabéns! Amiga, fica na paz, tenha um final de semana feliz sempre iluminado com a luz Divina. Abraços da amiga Lourdes Duarte

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Hummm pratos deliciosos e as fotografias abriram-me o apetite.
Um abraço e bom fim-de-semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Andréa Santana disse...

Hello, querida Dinha!
Refeição completa e ainda com sobremesa.
Você arrasa sempre amiga, adoro suas sugestões!
Eu ainda não assei o frango no saco, o melhor é que não faz sujeiras.

Abençoado findes pra vocês!
Beijos no seu ♥

Marijose disse...

Amiga Dinha, en tu mesa no falta de nada, y que pinta tan apetitosa tiene todo, ummm da hambre solo ver las fotos, besos y buen fin de semana

Prata da casa disse...

Querida Dinha: nunca deixas de me surpreender. Uma refeição deliciosa, com acompanhamentos belíssimos e ainda sobremesa!!! Amiga, o teu dia deve ter mais de 24 horas, rsrs. Adorei!
Bjn
Márcia

Maria Glória disse...

Minha querida! Boa noite!
Muito obrigado pelo teu carinho e generosidade. Tenho imenso prazer em ter tua amizade.
Entendi perfeitamente, tudo muito bem explicado, com a ajuda das fotos. E adorei a ideia da farofa, bem incrementada com o molho do frango.
Olhe eu fiz uma vez com o saco, mas ficou sem dourar. Agora já aprendi, carne dourada é um 'tudo'.
Beijinhos e bom final de semana.

Maria Glória disse...

Minha querida! Boa noite!
Muito obrigado pelo teu carinho e generosidade. Tenho imenso prazer em ter tua amizade.
Entendi perfeitamente, tudo muito bem explicado, com a ajuda das fotos. E adorei a ideia da farofa, bem incrementada com o molho do frango.
Olhe eu fiz uma vez com o saco, mas ficou sem dourar. Agora já aprendi, carne dourada é um 'tudo'.
Beijinhos e bom final de semana.

Luli Ap. disse...

Oieeeeeee Dinhaaaaaaa
É o que eu acho: VC é uma sortuda! Porque se eu fosse sua vizinha, não saía daí hihihi
Olhaaaaaaaa elas as minhas batatinhas!!!
E tão bem acompanhadas: frango, farofa, salada, torradinhas e couve flor gratinada e incrementada com torresminhos :)))
E ainda tem essa sobremesa de dar água na boca!
Ô lá em casa :D
Excelente fds pra ti e todos aí
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

As Receitas da Mãe Galinha disse...

Adoro couve-flor gratinada, por vezes cmbino com bróculos e fica mesmo delicioso!
Bom fim de semana minha querida. Beijinho.
https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

Camponesa Literária disse...

Oi Dinhaaaa, passando para ver o cardápio de hoje, e com certeza vou fazer couve flor, pensa numa coisinha que amo viu, bjus lindona e bom fim de semana.

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Boa noite amiga
Perfeito para o almoço de domingo,para deliciar-se e repetir.Também gosto e acho bem prático os sacos para assar.
Beijos,que o domingo seja alegre e de paz!

Gracita disse...

Dinha minha querida
Olhe que eu já fiquei curiosa por couve flor. Mais uma sugestão para eu incrementar aqui. Aí a gente vai lendo e surpreendendo com todas essas delícia de uma refeição completa. O jeito é salivar com todas essas delícias
Beijos e bom fim de semana

SILO LÍRICO - Poemas, Contos, Crônicas e outros textos literários. disse...

Bem lembrada a couve-flor com frango. Minha mãe fazia algo parecido. Como sou chegado à cozinha vou tentar executar esse prato. Grato pela partilha da postagem excelente. Tudo de bom. Grande
abraço. Laerte.

Quanta Gordice disse...

Que almoço completo e maravilhoso Dinha, e esse sacos são ótimos.
Bjs

Silvania Alves disse...

Que delicia! Beijão
http://encantosdasil.com/

Unknown disse...

Mais uma refeição deliciosa. Nunca comi couve flor gratinada, embora goste deste legume. A experimentar. beijinhos e uma óptima semana

https://saboresdoninho.blogspot.pt/

Mary - Strawberrycandy disse...

Tão bom, deu vontade de provar!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

Diversos Estilos Poéticos disse...

Bom dia, estou a salivar, adoro couve-flor gratinada, brócolis com arroz e sua receita está uma beleza. Adorei!
Tenha um bom dia!
Abraço!

sadhia disse...

que cardápio mais gostoso amei amiga boa semana

Blog Donna Gatta disse...

Dinha,
Quanta comida gostosa é essa "minha filha?!"
Beijos,
Deus abençoe.

Cristina disse...

Olá!
Amei essa couve flor.
Estou mudando um pouco minha dieta e essa vou fazer com certeza!!!
Já te sigo. Venha conhecer meu blog que está de cara nova.
Parabéns e obrigada
Bjs
https://cozinhapazeamor.blogspot.com.br/

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...