sexta-feira, 11 de agosto de 2017

AIPIM COM REQUEIJÃO, picanha fatiada, farofa de cenoura e salada

Eu sou muito fã de aipim, que também é conhecido como macaxeira, mandioca e outros nomes mais nesse "BRASILZÃO" de fartura que nós temos. O inacreditável é saber que mesmo com toda essa fartura, muitos brasileiros ainda passam fome nesse mesmo "BRASILZÃO". Bem, o nome não importa, o que importa é que além de saboroso o aipim também é super versátil, podendo ser usado em receitas doces e salgadas, receitas simples e sofisticadas e isso sem falar nos seus derivados, enfim, é por isso que  eu sou apaixonada por essa raiz. 

Receita (sugestão):
Aipim cozido em água e sal (quantidade a gosto)
Depois de cozido cortei em pedaços, coloquei n/assadeira, cobri com molho de tomate (usei caseiro), reguei com azeite, coloquei colheradas de requeijão e levei ao forno só p/aquecer


P/picanha:
Comprei a picanha já fatiada, mas confesso que a picanha não faz parte das minhas carnes favoritas. Dessa vez resolvi assar as fatias no forno (temperadas só com sal grosso), já que eram grossas o suficiente para que ficassem suculentas, mas puro engano, passaram-se 40 minutos, 50, 60 e nada, a carne continuava dura, então decidi fazer assim:
Retirei do forno, cortei em fatias +- finas e reservei...
Aqueci 2 colheres de sopa rasas de manteiga (usei manteiga mesmo) n/frigideira antiaderente, coloquei as fatias reservadas deixando dourar nos 2 lados, mas sem deixar ressecar, retirei e reservei...
Na mesma frigideira acrescentei fatias de cebola, refoguei sem deixar dourar, acrescentei gotas de vinagre, pouquinho de água, sal e pimenta do reino deixando em fogo baixo até a cebola ficar transparente e macia. Servi sobre as fatias da picanha reservadas. 



P/farofa de cenoura:
1 cenoura média ralada (ralo grosso)
Dourei 1 dente de alho n/panela aquecida com 2 colheres de sopa de manteiga, juntei a cenoura ralada mexendo por alguns minutos, temperei com sal e pimenta do reino, acrescentei 1 ovo inteiro, tampei a panela deixando em fogo baixo até o ovo ficar quase durinho. Nesse ponto quebrei o ovo (deixar em pedaços) com uma colher de pau, juntei farinha de mandioca aos poucos mexendo bem até chegar no ponto desejado.





Acompanhou:
Arroz branco, salada de brócolis, tomate, azeitonas e ovo cozido e ainda umas torradinhas de alho










Resultado:
Na vida e na cozinha quase tudo tem jeito, depende do modo que escolhemos p/resolver né não?



19 comentários:

Marilda Blasse disse...

Oi querida, eu confesso, no meu caso a picanha é minha carne preferida, e gosto tanto que sempre que posso compro, mas se ha uma coisa que aprendi nas minhas experiencias sobre essa carne é que nunca devemos compra-las fatiadas, geralmente esse pedaço fatiado nunca é a picanha original, porque picanha de verdade, não fica dura de nenhum jeito que se faça, pode ser bem passada, mal passada ou no ponto, ela sempre fica macia e suculenta.
Eu as vezes erro, mas entre um diquinha aqui e outra la a gente as vezes acerta no pedaço que compramos em casa.
Uma outra dica que te deixo aqui segundo muitas coisas que ja li, a picanha ideal nunca deve ultrapassar um quilo e 200 gramas, as melhores sao as que ficam entre 800 gramas e um kilo...nesse peso é dificl ter erro.
grande bjucas amiga e seu cardápio me deu foi é agua na boca!

Unknown disse...

Hummm...
Amo muito tudo isso..rsrs
Parabéns pelas gostosuras de sempre.bom finde. Bjo

Francisco Emanuel disse...

Hummm para acompanhar com um bom vinho tinto.
Um abraço.
Autógrafos Futebol

Andréa Santana disse...

Dinha minha querida,
Só o título da postagem enche a boca de água.
Coisa mais linda e tentadora esse banquete, vc arrasa!

Abençoado findes junto a sua família!
Beijos no seu ♥

Gracita disse...

Oi minha linda e querida amiga
Esse seu banquete me deixou com água na boca.
Quantas delícias numa única refeição
Não há quem resista rsrs
Beijos com ternura minha flor

Prata da casa disse...

Querida amiga: as tuas postagens deixam-me sempre com fome. Ia adorar provar este belo banquete.
Bjn
Márcia

Luli Ap. disse...

Olá Dinhaaaaaa
Aipim é bom demais menina!
Assim nunca comi, as vezes como cozido, uma vez ou outra frito e mais comum feito purê.
Gratinado nunca comi e deu água na boca 😍😍
Essa salada de brócolis e essa farofa de cenoura conquistaram meu coração.
Agora sobre a picanha fico pensando que: quase tudo tem jeito na culinária (e eu acrescento) pra quem domina a matéria 😁😁
Pense em mim tentando amaciar a carne
Tu consegues visualizar???
Se eu "tacar" na cabeça de alguém, mato o serumaninho :/
Excelente fds pra ti e todos aí
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Os olhares da Gracinha! disse...

Dinha ... sabores que gosto por isso levo a sugestão!!!bj

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Boa noite amiga
Bela sugestão de almoço para o Dia dos Pais.Refeição completa para agradar com certeza a família inteira.
Beijos,bom domingo e feliz Dia dos Pais para todos os pais da sua família.
Beijos

cantinhovirtualdarita disse...

Passando para deixar um abraço como
sempre ver e gostar do seu post,desejar
um final de semana cheio de muita paz
Boas amizades sempre é um privilegio ter
Bjuss com meu carinho de sempre

└──●► *Rita!!

cantinhovirtualdarita disse...

E dizer o que dessas imagens que
deixa a gente com agua na boca tudo
muito bonito e gostoso da pra sentir o sabor daqui
Bjussss MIGUXINHAAAAAAA

As Receitas da Mãe Galinha disse...

Oi Dinha! Confesso que nunca tinha ouvido falar de Aipim! Mas que óptimo aspecto que tem! A sua mesa ficou top!!
Beijinho e um fim de semana abençoado para vocês.
https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

Maria Luiza disse...

Dinha, seu almoço é tudo que eu gosto! Comidas suculentas substanciosas que valem a pena! Amo mandioca, farofa, picanha, mas não a compro por estar muito cara. Está tudo maravilhoso! Feliz semana! Abraços!

Existe Sempre Um Lugar disse...

Olá, é raro comer carne vermelha, gosto de picanha brasileira, é saborosa, a receita é excelente.
Boa semana,
AG

Mirtes Stolze. disse...

Bom dia Dinha
Hum quantas delícias. Sempre apreendendo com suas manobras, criatividades na culinária. Uma linda semana. Beijos.

Oslaine disse...

Olá querida Dinha, tudo bem?
Nossa... voce preparou um banquete, que delicia, eu também adoro aipim, aqui pra nós é mandioca!
Amiga, desculpe a ausência, mas resolvi fazer algumas mudanças no blog que me deram uma baita dor de cabeça até conseguir colocar tudo em ordem.
O blog agora tem um novo endereço, https://carameloesal.com/

Um grande abraço!
Oslaine

Iris Barbas disse...

Oi Dinha!

Hoje, eu encarando os restos de comida do Dia dos Pais, e você me vem com este banquete... Tá loko! Hehehe Mesa linda, menina!
Uma ótima semana pra você!

Abraços, Iris

Joana disse...

Que maravilha minha querida!
Sempre imagens que dão fome, parece um banquete maravilhoso :)
Adorei tudo.
Um beijo

Maria Glória disse...

Também não sou fã de picanha, prefiro o contra-filé. Nunca fiz no forno. Mas imagino que acebolada, deve ter fica deliciosa.
Mandioca eu aprecio muito, especialmente, frita.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...